Regulamento para a submissão de Comunicações Livre

CARTAZ A4-01.jpg  

14º Congresso Internacional da APEGEL

Regulamento para a submissão de Comunicações Livres

O Congresso Internacional da APEGEL reveste-se da maior importância para todos os enfermeiros, em particular para os enfermeiros gestores ou enfermeiros com funções de gestão.

É um congresso científico determinante no desenvolvimento profissional, onde se promove a partilha de conhecimento. Deste modo, no âmbito do 13º Congresso Internacional da APEGEL que irá decorrer nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2024, convidamo-lo a partilhar o seu conhecimento através da apresentação de comunicações livres – em formato de Comunicação Oral ou Póster.

Poderá apresentar resultados de investigação ou estudos de caso, que terá a oportunidade de debater. As propostas apresentadas devem ser originais e não devem ser, ou ter sido, publicadas ou apresentadas em qualquer outro congresso ou reunião científica anterior ao Congresso.

Os autores deverão submeter os seus trabalhos valorizando informação com evidências científicas para a área da Gestão / Administração em Enfermagem, devendo estar enquadrados na temática do congresso DESAFIOS NA GESTÃO DE ENFERMAGEM -(RE)ORGANIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO:

1.  O número máximo de autores é 5, em ambas as modalidades de Comunicação Livre.

2.  De acordo com o protocolo assinado entre a APEGEL e a ANDE são admitidas candidaturas de comunicações de autoria de Enfermeiros sendo obrigatório que 50% dos autores têm que ser associados da APEGEL ou da ANDE com a quotização de regularizada, incluindo o ano civil de 2024,

3. A submissão de resumos é até 1/09/2024.

4. Pelo menos o autor apresentador deverá estar inscrito no Congresso até ao dia 30/09/2024.

5. Apenas serão aceites trabalhos de conteúdo original e da autoria, ou com participação maioritária, de enfermeiros, sendo obrigatória a apresentação da Comunicação Livre por enfermeiros. Se os autores submeterem mais do que um trabalho, os mesmos, não poderão conter dados iguais ou semelhantes.

6.  A submissão da proposta de comunicação livre deverá ocorrer até ao dia 1/09/2024, pelo preenchimento do formulário identificado na página oficial do congresso , e ser composta por documento com os seguintes elementos:

6.1.  Título da Comunicação Livre (máximo 16 palavras).

6.2.  Seleção da modalidade de Comunicação Livre: Comunicação Oral ou Póster (cabe à Comissão Científica aceitar a proposta ou propor alteração da modalidade de apresentação da Comunicação Livre).

6.3.  Identificação dos autores (nome, local de trabalho, morada, telefone e email do primeiro autor - que será apresentador. Dos restantes autores: nome, local de trabalho e email).

6.4.  Resumo: Deve ser original em conteúdo; texto até limite máximo de 500 palavras; pode ser apresentado em português, espanhol ou em inglês; escrito em letra Open Sans tamanho 10; organizado obrigatoriamente em 6 partes - Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão (que deve incluir implicações para as práticas de gestão).

6.5.  Palavras-chave: no máximo 5 descritores; na mesma língua da redação do resumo.

6.6.  Referências bibliográficas.

7.  As citações no texto devem ser feitas com recurso a números arábicos sobrescritos, numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto, segundo o estilo bibliográfico Vancouver.

8. As referências bibliográficas devem ser apresentadas segundo o estilo bibliográfico Vancouver, tendo em conta a tipologia de documento citado/referenciado. As referências devem ser listadas no final do trabalho, em ordem numérica, consecutivamente na ordem em que aparecem no texto:

8.1.  Autores: devem ser listados os seis primeiros autores do artigo, seguidos da expressão "et al." Caso o número de autores seja inferior a seis, todos os nomes devem ser citados.

8.2.  Títulos: o título do artigo deve ser transcrito na íntegra, sem abreviações.

8.3.  Periódicos: os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com a lista de abreviaturas do Index Medicus.

8.4.  Volume e número: o número do volume deve ser citado em negrito, seguido do número do fascículo, ambos separados por dois pontos.

8.5.  Páginas: as páginas inicial e final do artigo devem ser citadas separadas por um hífen.

8.6.  Livros: as referências de livros devem conter os nomes dos autores, título do livro, cidade de publicação, editora, ano de publicação e páginas referenciadas.

8.7.  Artigos de revistas online: a URL deve ser citada, seguida da data de acesso.

8.8.  É importante consultar as orientações completas para garantir a correta referenciação de acordo com o estilo bibliográfico Vancouver. Sugere-se as orientações de: https://biblioteca.med.up.pt/wordpress/norma-vancouver/

9. Apenas são aceites os resumos que sigam integralmente as regras de submissão.

10.  Serão informados sobre a decisão de aceitação do trabalho para apresentação no Congresso, por e-mail, até ao dia 25/09/2024.

11.  No caso de aceitação os autores terão de enviar até ao dia 3/10/2024, via e-mail para congresso@apegel.org , 2 ficheiros:

11.1 A apresentação da Comunicação Oral ou o Póster (conforme modalidade aceite) em formato Microsoft PowerPoint e em formato PDF.

11.2  A base da apresentação deve estar conforme o modelo do congresso (a enviar oportunamente).

12.  As Comunicações Orais deverão conter, no máximo,10 diapositivos (desde o título até às referências bibliográficas); devem conter obrigatoriamente todos os elementos solicitados na submissão do resumo.

13.  Os Pósteres deverão ser consistir num único diapositivo; deverão conter preferencialmente figuras, fotos e gráficos; visualizado na horizontal; devem conter obrigatoriamente todos os elementos solicitados na submissão do resumo.

14.  As comunicações livres (Orais e Pósteres) serão apresentadas e debatidas apenas no formato presencial e oral nos tempos previstos e de acordo com o programa definitivo.

15.  Os apresentadores das Comunicações Orais terão 10 minutos para a apresentação, com igual tempo para a discussão; os apresentadores dos Pósteres terão 5 minutos, com igual tempo para a discussão.

16.   Os apresentadores das Comunicações Livres têm de comparecer na sala presencial, pelo menos 10 minutos antes do início das apresentações. A não comparência na sala 10 minutos antes do início dos trabalhos leva, de imediato, à sua exclusão.

17.  Não serão permitidas alterações às apresentações depois da data-limite de entrega.

18.  Será atribuído um prémio à melhor Comunicação Livre, nas categorias de Comunicação Oral e de Póster, que atingir cotação positiva e somar mais pontos de entre os critérios aplicados pelos membros da Comissão Científica.

19.   A avaliação é da responsabilidade da Comissão Científica do Congresso e dos resultados não haverá recurso.

 

Datas Importantes:

Limite de submissão dos resumos – 1/09/2024

Limite de resposta de aceitação – 25/09/2024

Limite de inscrição para os apresentadores – 30/09/2024

Limite para submissão de ficheiros finais de apresentação - 3/10/2024




CARTÃO DE SÓCIO

Após receber a confirmação de que o processo de inscrição como sócio se encontra concluído, efetue o download da APP Cartão de Sócio disponível para Android e iOS, entre com os dados de login que lhe foram fornecidos.

cartao socio


android iphone